sábado, 2 de julho de 2016

COLISEU - UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO

          Se o grenal de amanhã, dia 03/07/2016, o maior clássico futebolístico do Brasil e um dos maiores do mundo, fosse disputado no final do século I, só haveria um lugar no planeta terra capaz de comportar um jogo de tamanha magnitude.

          Certamente o clássico não realizar-se-ia no estado do Rio Grande do Sul, nem no Brasil e nem nas Américas. No final do séc. I, o grenal de n° 410 (154 vitórias do Inter, 128 empates e 127 vitórias do Grêmio) só poderia ser realizado noutro continente, mais precisamente na Europa, no Anfiteatro Flaviano. Conhece? Na verdade, pouca gente sabe que Anfiteatro Flaviano é o u nome de batismo do Coliseu.

          A ideia de construir o Coliseu foi do imperador romano Vespasiano e as obras  dele começaram no ano de 72. O local escolhido foi o antigo palácio de Nero, outro imperador romano. A obra durou oito anos, porém, Vespasiano não viveu até a conclusão do Coliseu. Um ano antes da obra de grandes proporções findar, o imperador Vespasiano veio a falecer. Com isso, foi Tito, filho de Vespasiano, que assumiu o governo do império e quem inaugurou a obra. Em homenagem a seu pai, Tito deu o nome para a obra de Anfiteatro Flaviano.

          Muitos historiadores acreditam que o nome Coliseu surgiu somente muito tempo depois, provavelmente no século XI. A inspiração para o nome Coliseu teria sido a estátua Colosso de Nero que, com 35 metros de altura (aproximadamente a altura de um prédio de 10 a 11 andares) e feita toda de bronze, ficava ao lado do anfiteatro.

          Os materiais utilizados para a construção do Coliseu são variados, mas os principais foram mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina. Inicialmente, sua construção em três andares comportava um público estimado em 50.000 pessoas. Mais adiante, durante os governos de Alexandre Severo e Giordano III, foi realizada uma reforma que acrescentou mais um andar ao Coliseu, aumentando sua capacidade para cerca de 80.000 pessoas. A arena, área das batalhas, tinha 85 por 53 metros.

          O Coliseu criou um novo conceito em arquitetura de anfiteatros. Se antes, na Grécia, eles possuíam formato de meia lua, a partir da construção do Coliseu o formato passou a ser circular. Os engenheiros responsáveis pela obra, criaram o Coliseu a partir da junção de duas meia lua. Imaginando unir a base reta de uma meia lua com a mesma base de outra é que surgiu a ideia do formato circular. Esse projeto foi inovador, pois a partir do Coliseu é que surgiu a concepção do anfiteatro 360°, já que a visão do espectador é integral.

          Afora a questão egocêntrica do imperador Vespasiano, pois uma obra de tamanha grandiosidade deixaria e deixou seu nome imortalizado na história, a construção do Coliseu servia para alentar a população do império, fazendo-se jus a política "pão e circo", amplamente utilizada pelos governantes romanos.

          Após a conclusão do Anfiteatro Flaviano, a inauguração foi levada adiante por um período que durou cerca de cem dias. Nesse período, estima-se que as baixas havidas entre homens e animais foram na ordem de 5000 (cinco mil). Os "espetáculos" havidos na arena do Coliseu eram dos tipos mais variados e iam desde execuções, lutas de gladiadores até, pasmen,  simulação de batalhas navais. Isso mesmo,  você não leu errado, pois o complexo sistema romano  de dutos conseguiam despejar uma enorme quantidade de água na arena do Coliseu a ponto de alaga-la, possibilitando a execução de batalhas navais simuladas em seu interior.

         Porém, as batalhas navais não foram um espetáculo apreciado por muito tempo, pois cerca de 10 anos após a conclusão do Anfiteatro Flaviano, foi realizada nele a sua primeira reforma. Nela, o subsolo do Coliseu foi modificado e nele foram criados jaulas para animais selvagens, celas para prisioneiros e gladiadores, entre outros. Inclusive compartimentos móveis que emergiam de surpresa, trazendo animais selvagens e gladiadores, do subsolo para a arena de batalha durante a realização de algum "espetáculo". Tal situação pode ser observada no filme "Gladiador", onde foi muito bem reproduzida.

          O anfiteatro abrigou espetáculos até o ano de 404, quando o governo do imperador Honório proibiu a realização dos eventos. Nessa mesma época aconteceu um terremoto de grandes proporções que destruiu parte do Coliseu. No governo do imperador Valentiniano III foi realizada uma grande reforma no Coliseu.

         Já no início da idade média, o Coliseu, um dos maiores símbolos do Império Romano, não era mais utilizado conforme sua proposta original. Com o fim dos espetáculos sangrentos, o Coliseu passou a ser usado como espaço para habitações, oficinas, sede de ordens religiosas, entre outros. O mármore e o bronze de sua estrutura ou foram saqueados, ou usados para ornamentar igrejas e monumentos católicos. Inclusive, peças de mármore do Coliseu foram utilizadas na construção da Basílica de São Pedro. No século XI, o Coliseu serviu até como fortaleza.

         É meu dever dizer que não faço a mínima ideia do resultado do grenal de amanhã. Mas sei que se ele fosse realizado no Coliseu, nos anos do seu auge e caso você quisesse assisti-lo ao vivo, seu acesso só seria possível mediante apresentação de um bilhete de entrada. Assim como hoje em dia, seu bilhete lhe daria acesso a um setor específico com entrada permitida somente no portão referente ao local indicado. O Coliseu era dividido em cinco setores de acordo com a posição social, do indivíduo, além da tribuna vip destinada ao Imperador e seus convidados.

         Por fim, cabe salientar que o Coliseu era muito mais cômodo que muitos estádios modernos. Pra se ter uma ideia, o Coliseu possuía até uma cobertura retrátil de lona, presa a 240 mastros e que, em dias de muito sol, era usada para proteger todos espectadores. Em 2007 o Coliseu foi considerado uma das sete maravilhas do mundo e tem status de patrimônio da humanidade (título conferido pela UNESCO)

"SALVE CÉSAR! AQUELES QUE VÃO MORRER TE SAUDAM." (frase dita pelos gladiadores antes das batalhas)

3 comentários:

  1. Texto maravilhoso como sempre!! Eu realmente não sabia que era tão organizado e confortável. E sobre o GreNal... Amanhã, depois do jogo conversamos.

    ResponderExcluir